Município de Itumbiara recebe prêmio MEC de Educação por destaque em ensino em tempo integral
Educação

35 municípios brasileiros foram premiados na primeira edição do prêmio MEC de Educação
Nesta segunda-feira (11/8), Dia do Estudante, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), entregou o Prêmio MEC da Educação Brasileira para 116 premiados, entre redes públicas de ensino estaduais e municipais, escolas e estudantes de todo o país. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, com o presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana.
Os vencedores da edição de 2025 do Prêmio MEC da Educação Brasileira foram selecionados com base em indicadores oficiais da educação básica, como o Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Avaliação da Alfabetização e o Enem, além do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todas as análises foram realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sem abertura de editais ou inscrição prévia.
Troféus, medalhas, certificados e valores em dinheiro foram entregues a estados, municípios, escolas e estudantes. Os recursos deverão ser utilizados pelos entes federativos e escolas para melhorias de infraestrutura escolar, reconhecimento e valorização dos profissionais da educação, entre outros. Os recursos serão repassados conforme regulamento específico: para estados e municípios, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR); e para as escolas, pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com prestação de contas que rege esses programas.
Itumbiara se destacou em Educação em tempo integral e recebeu troféu e premiação de R$ 300 mil com base em percentual de matrículas de pretos e pardos em ensino em tempo integral.
Foto: reprodução entrega de troféu pelo presidente Lula ao prefeito Dione Araújo
Comentários (0)