Coronel Sidney ou Castelândia, uma disputa por denominações de logradouros públicos em Itumbiara

Cidade

Coronel Sidney ou  Castelândia, uma disputa por denominações de logradouros públicos  em Itumbiara
Placa de Avenida Coronel Sidney em Itumbiara

Nos últimos dias, uma reclamação nas redes sociais levantou uma polêmica sobre as mudanças de denominação do nome de uma Avenida que tem origem no Bairro Maria Luiza Machado. Para familiares do político Sidney Pereira de Almeida, a antiga Avenida Castelândia deve ser chamada pelas autoridades de Avenida Coronel Sidney Pereira de Almeida Neto, que foi Intendente por alguns períodos na República Velha e foi eleito prefeito entre 1934 e 1936.  A Avenida teve o nome mudado após um projeto de lei apresentado pelo Poder Legislativo, que teve sanção tácita e foi promulgada pelo Poder Legislativo.  A Sanção tácita é  decorrente do silêncio do chefe do Poder Executivo durante o prazo de 15 dias úteis sobre projeto aprovado pelo Poder Legislativo. Neste caso, tem razão os familiares do político, que atuou na Antiga Santa Rita do Paranaíba entre 1909 e 1936 com mandatos de intendente, conselheiro ou prefeito.


A polêmica sobre mudanças de nomes em Itumbiara ocorreu na legislatura passada, quando vários projetos foram aprovados pelo Poder Legislativo com alterações em nomes de logradouros e recebeu recomendações do Ministério Público para que não fossem sancionados, já que segundo entendimento ministerial, a Lei Orgânica e outra lei específica que trata do assunto no município, exigem um plebiscito para a alteração, quando o nome primitivo foi utilizado por mais de 10 anos. Com base na recomendação, o chefe do Poder Executivo vetou mudanças  em nome da Rua 14 no Bairro Santos Dumont, rua 19 no Bairro Santa Rita, Praça Rainha Elizabeth no Jardim América e Praça da Saudade junto a um cemitério da cidade.  Em relação a mudança do nome do Palácio Castelo Branco para Waterloo Araujo, não ocorreu sanção, veto ou promulgação.


Avenidas com nomes mudados

Em relação ao projeto de lei que alterou o nome da Avenida Castelândia  para Coronel Sidney, assim como a denominação da Avenida Perimetral Norte para  Mustafá Karfan e rua 3 no Centro para Rua Daurin Antunes, as leis tiveram sanção tácita e foram promulgadas.


Escola

Uma escola que também gerou descontentamento na denominação, foi um CMEI construído nas proximidades da nova Avenida Coronel Sidney, que antes da construção era chamada de CMEI Ariston, em pelo menos dois governos.  Como não foi concluída e não teve o nome aprovado no Poder Legislativo, quando foi concluída e inaugurada, ganhou novo nome, para descontentamento da família que seria homenageada. Atualmente, os prédios em construção são nomeados antes de concluídos, para que não gerem este tipo de problema.

Comentários (0)