MUNICÍPIO DE ITUMBIARA VAI QUALIFICAR OS PARA GESTÃO EMERGENCIAL DA HEMODIÁLISE

Saúde

MUNICÍPIO DE ITUMBIARA VAI QUALIFICAR OS PARA GESTÃO EMERGENCIAL  DA HEMODIÁLISE
Foto: Reprodução TV Anhanguera

Em Portaria publicada nesta quinta-feira (1), o município de Itumbiara nomeou uma comissão para qualificação de OS – Organização Social na área de saúde para fazer a gestão emergencial da Terapia Renal Substitutiva. Com previsão em lei aprovada no ano de 2020, é a primeira vez que o município abre processo de qualificação de OS para atuar nesta área. A comissão nomeada vai coordenar o processo de qualificação de OS para a gestão emergencial solicitada pela área de saúde. O município tem um projeto para construção de uma clinica própria de hemodiálise. Mas de 100 pacientes são tratados em Itumbiara e os recursos para manutenção dos serviços são repassados pelo SUS.

Interdição de Clínica

Os serviços de terapia renal substitutiva no município de Itumbiara é realizada por um instituto privado há mais de 20 anos e sofreu interdição cautelar no final de junho, após inspeção da Suvisa – órgão de vigilância sanitária ligada a Secretaria de Estado da Saúde. Com a interdição, foram suspensos a entrada de novos pacientes para tratamento. Em nota no mês de julho, a Secretaria de Estado de Saúde informou que: “a interdição cautelar do serviço de hemodiálise em Itumbiara. A decisão foi tomada após uma inspeção sanitária realizada em 27 de junho de 2024, que constatou diversas irregularidades, representando um risco sanitário significativo.

Devido à importância crucial desse serviço para os pacientes, a interdição abrange a suspensão da admissão de novos pacientes para tratamento dialítico. Além disso, os pacientes que estão atualmente em tratamento no local precisarão ser transferidos para outros serviços de saúde.

A SES/GO assegura que o atendimento aos pacientes em tratamento será mantido até que suas transferências sejam concluídas. Este processo está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Itumbiara, em parceria com municípios conveniados e com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás”.


Comentários (0)