CANDIDATOS LIGADOS A ÁREA DE SAÚDE VAI SER MAIORIA NO LEGISLATIVO EM ITUMBIARA

Poltiica

CANDIDATOS LIGADOS A ÁREA DE SAÚDE VAI SER MAIORIA  NO LEGISLATIVO EM ITUMBIARA
Câmara de Vereadores Itumbiara

Alta abstenção, reeleição do prefeito Dione Araújo - UB e renovação de 41% na Câmara de Vereadores, mostra resultado das eleições para prefeito e vereadores de Itumbiara


Terminada a apuração dos votos nas eleições de 2024 em Itumbiara na noite deste domingo (6), os números mostraram um aumento do desinteresse dos eleitores pela eleição local e abstenção atingiu 25,7% dos 75976 eleitores aptos para decidir sobre a escolha do prefeito e de 12 vereadores no município. 19.554 eleitores não fizeram a escolha em 2024, número superior ao período da pandemia em 2020, quando foi de 25,1%.


Atuação na área de saúde  é maioria na eleição do Legislativo

A bancada da saúde foi o destaque nas eleições de 2024 em Itumbiara. 

A área de saúde foi o destaque nas eleições para vereadores em Itumbiara. Os quatro primeiros colocados tem 2 médicos Zé Orestes e Alcides Pacheco e ainda contou com o ex-diretor do Cais - atendimento ambulatorial e Zezé Preto, que fez carreira política atuando tendo o setor como principal área.  O setor foi responsável ainda pela eleição de dois novos vereadores que atuam de forma voluntária na ajuda de pessoas, principalmente que necessitam do apoio na saúde, que foram Didi e Danilo do Frete. A vereadora Selymare Gomes também atua na área.  Outro segmento que ganhou destaque foi dos evangélicos, que reelegeu o Pastor Ailton e pela primeira vez, Reginaldo Maximus, que tem ligação com o setor. Outros dois, tem raízes mais políticos como Henrique Borges e Samir Júnior, que tiveram forte ligação com o prefeito reeleito Dione Araújo - UB, na defesa do governo. A advogada Liliane Costa se destacou na defesa da APAE e também obteve a reeleição.


Dione Araújo - UB reeleito

Conforme já previa as pesquisas dos institutos Plural e Serpes, o candidato Dione Araújo -UB foi reeleito com 59,78% ou 32.035 votos. O deputado estadual Gugu Nader - Avante obteve 40,22% ou 21.554 votos.

Câmara de Vereadores tem renovação de 41%

4 vereadores que disputaram a reeleição, não obtiveram sucesso e o atual presidente do Legislativo de Itumbiara, Neto Karfan - SD que disputou o cargo de vice-prefeito na chapa de Gugu Nader - Avante, não voltam a Câmara de Vereadores na próxima legislatura de 2025 a 2028. Com 10 chapas na disputa, 7 atingiram o Quociente eleitoral e elegeram pelo Quociente Partidário, um vereador cada. O União Brasil, partido do atual prefeito Dione Araújo - UB, obteve a maior votação com 7500 votos, sendo 555 de legenda, elegendo Zezé Preto com 1756 votos e Henrique Borges com 1700 pela maior média. O PP teve a segunda maior votação com 7125 votos e reelegeu o médico Zé Orestes com 2652 votos pelo Quociente eleitoral e Selymare Gomes com a segunda melhor média. O PSD teve a terceira melhor votação com 7050 votos e elegeu Radivair com 2142 votos pelo Quociente Partidário e Didi, com a terceira melhor média. O partido foi um dos destaques da eleição e conseguiu eleger dois novos vereadores para o Legislativo de Itumbiara. A quarta melhor votação foi para o Solidariedade com 6926 votos, com a reeleição do Pastor Ailton pelo Quociente Eleitoral com 1566 votos. Com a quarta melhor média, o partido elegeu Danilo do Frete com 1389 votos, outra novidade para o Legislativo na próxima legislatura. A quinta vaga pelo Quociente eleitoral foi para o Republicanos com 6104 votos que elegeu o médico Alcides Pacheco com 1714 votos e a última vaga pela média Reginaldo Maximus com 1332. O partido também contribuiu com a renovação de 2 vereadores.O AGIR com 6070 votos, garantiu a reeleição de Liliane Costa com 1553 votos. A Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B) obteve a quarta melhor média com 3531 votos, número superior a 80% do Quociente Eleitoral, mas perdeu a vaga para o Republicanos, já que o candidato mais votado Daniel Caçapava - PT, não obteve 20% do Quociente Eleitoral.

Comentários (0)